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Programa de Pós-graduação em Docência para Educação Básica

 

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Apresentação



Programa: Docência para a Educação Básica

Área: Ensino


    O Programa de Pós Graduação em nível de Mestrado Profissional insere-se na área de conhecimento de Ensino focando a articulação entre os conhecimentos escolares das diferentes disciplinas ou áreas que compõem a grade da Educação Básica e os processos de ensino e aprendizagem desses referidos conhecimentos. Denominado de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica prioriza a formação de pesquisadores e professores que a partir do desafio da sala de aula desenvolvam autonomia para elaborar e conduzir o ato de ensinar. Para tanto, trabalha com professores com diferentes modalidades de formação inicial. Uma das principais dificuldades que os professores das series inicias enfrentam, em sua atuação docente, para articular conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer de sua vida profissional com a construção de uma pratica pedagógica, encontra-se na quantidade de conhecimentos específicos de diferentes áreas que devem dominar.

    O exercício de ação didática, para que possa ser plenamente exercido, necessita que os professores consigam diversificar as formas de abordagem dos conteúdos, o que muitas vezes, não se realiza, pois muitos professores apresentam defasagens conceituais importantes, ocasionadas em decorrência de falhas em sua formação inicial e em serviço. Faz-se necessário capacitar esses professores em conhecimentos específicos das disciplinas que compõem as séries iniciais e, ao mesmo tempo, proporcionar conhecimentos sobre as didáticas específicas para que possam exercitar a contextualização, a interdisciplinaridade e a problematização de forma que as aulas teóricas e práticas permitam o desenvolvimento de um pensar mais reflexivo e menos dogmático. Por outro lado, os professores que atuam nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e que são formados nos cursos de licenciatura, normalmente conhecem profundamente os conhecimentos específicos das disciplinas, mas apresentam dificuldades em produzir uma prática pedagógica que permita aos alunos um pensar reflexivo. As atividades docentes devem aprimorar os conhecimentos, as habilidades práticas e as atitudes dos professores em busca da eficácia e da eficiência na formação dos alunos. Não é só a eficácia e nem somente a eficiência que devem ser privilegiadas, mas a percepção docente sobre elas, porque o professor deve ser sempre um investigador de sua própria prática. Não há pesquisas, por melhores que sejam, que se findem na graduação ou na pós-graduação. Apesar disso, muitos professores, em todos os níveis, se acomodam em suas práticas. Nesse sentido, toda a formação docente, e nela a pesquisa é imprescindível, deve ser continuada porque o processo de construção da competência pedagógica é sempre um dever permanente. Essa construção significa mobilizar-se, saber gerir informações e competências que requerem, no âmbito do conhecimento, habilidades específicas decorrentes da natureza do conhecimento aliadas às práticas desenvolvidas na sala de aula de Educação Básica. Entretanto, esses saberes estão desvinculados porque não há devida interação entre os saberes produzidos na universidade e os da prática docente dos professores de Educação Básica. Este programa de pós-graduação busca unir o saberes produzidos na universidade aos saberes da prática pedagógica dos professores que atuam em sala de aula da Educação Básica.

Atualizada em 25/08/2015 às 10:18 - Responsável: Gethiely Silva Gasparini